Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 1]

1Review #3 - Son Goku Empty Review #3 - Son Goku Sáb Jun 21, 2014 6:19 pm

Drizzy
Drizzy
Administrador
Administrador

Review #3 - Son Goku Ossu-ora-goku
”Ossu! Ora Goku!”

Para a terceira análise do nosso fórum Animanga Portugal, não viraremos as nossas atenções para um manga ou um anime, mas sim uma personagem. Do célebre manga Dragon Ball, que recebeu várias adaptações em anime, a sua personagem principal, Son Goku, será o tema de análise desta vez.

Muitos encaram o Goku como a representação de tudo que é puro e limpo, sendo ele muitas vezes chamado de rapaz com o coração puro. Contudo, penso que esta percepção da sua personagem seja incorrecta. A sua pureza origina, primeiramente, na sua inocência. Mas isto não elimina as suas falhas porque o Goku muitas vezes pode ser arrogante e egoísta. Mas comecemos pelo início, e passemos depois por todas as fases de desenvolvimento da personagem.
Logo no primeiro capítulo do manga, somos introduzidos a esta personagem que desde já revela logo a sua inocência neste e nos próximos capítulos. Um rapaz do campo que desconhecia o que eram raparigas e carros. Ele conhece a Bulma e concorda em viajar com ela, uma estranha completa que o acabara de tentar matar, para encontrarem as sete bolas do dragão que podem concretizar qualquer desejo.

Spoiler:

Avancemos um bocado para a frente até o final do 21º Budokai Tenkaichi. O Goku decide viajar pelo mundo para recuperar a bola de 4 estrelas que lhe pertencia, antes de terem utilizado as bolas para invocarem Shenron. Pelo caminho, depara-se várias vezes com membros oficiais da Red Ribbon Army, uma organização criminosa. Da bondade do seu coração, o nosso herói aventura-se pela base da RRA, para impedir que eles causassem mais terror no planeta. Foi um massacre total. Apesar de ser um miúdo, não se preocupava com a poupança de vidas.

E isto, porque o Goku nunca tinha sido ensinado nenhum conceito sobre a moralidade da morte. As únicas ocasiões onde ele se tinha deparado com a morte anteriormente foram quando o seu avô morreu, em que ele pensava que ele tinha reencarnado na bola de 4 estrelas, e quando o pai de Upa, Bora, tinha sido morto pelo Tao Pai Pai. Em ambas ocasiões, ele nunca pôde pensar sobre a importância da morte. Na primeira, por causa da sua inocência e ingenuidade. E na segunda, porque não conhecia o Upa muito bem, para a morte do pai dele ser demasiado importante para ele. Daí, apenas o ressuscitar e derrotar o Tao Pai Pai e a RRA pela bondade do seu coração.

Spoiler:

Mas isto mudou no fim do 22º Budokai Tenkaichi, com a morte do seu melhor amigo Krillin. Até àquele ponto no manga, o Krillin tinha sido a pessoa com quem o Goku tinha convivido mais. E vê-lo morrer assim daquela maneira, despertou dentro dele um sentimento de vingança. E não vingança pelos outros, vingança por si mesmo. O Goku jurou matar o Piccolo Daimao a todos os custos, estava cego pela sua raiva. E isso apenas piorou com a morte do Kame Sennin. E é assim que surge a primeira grande evolução na personagem: o Goku finalmente percebeu o que a morte implicava, a sua importância. Mas, no fim, a raiva tomou posse e conseguiu alcançar o seu objectivo ao matar o seu pior inimigo.

Spoiler:

A meio do 23º Budokai Tenkaichi, o nosso herói depara-se com uma conhecida de infância: Chi-Chi. Revelando novamente parte da sua inocência e bondade, Goku casa-se com a desconhecida sem desenvolver qualquer tipo de sentimento amoroso por ela anteriormente àquele momento.

No final do 23º Budokai Tenkaichi, o Goku ganha ao Piccolo Jr. mas refusa-se a matá-lo, mesmo sabendo o mal que ele possa fazer no mundo. Isto, talvez, pelo facto de Kami morrer também ou então, porque esta personagem descobriu que todos podem mudar para o melhor. Se não tinha a certeza disso quando o Tenshinhan se tornou amigo dele, então passou a ter a certeza absoluta quando o Piccolo no futuro se sacrificou para salvar Gohan, o filho de Goku. Parte da sua política de não matar o inimigo originou com as mudanças de lado do Tenshinhan e do Piccolo.

No início da parte 2 do manga, ou mais comummente chamado de “Dragon Ball Z” por parte dos fãs, somos informados que o Goku faz parte de uma raça de alienígenas chamados de Saiyajins. Julgando ser terrestre por ter sido criado e ter vivido a maior parte da sua vida na Terra, o nosso herói recusa-se a chamar-se de Saiyajin.

Não houve muita mais evolução na personagem até a visita dos Saiyajins Nappa e Vegeta, onde no final após uma grande batalha, o nosso herói refusa-se a matar Vegeta e deixa-o ir. Em parte, aqui verifica-se um bocado do tal egoísmo que falei no início, porque ele salvou-o para mais tarde ter um bom combate. No entanto, também se verifica o que falei ainda há pouco: ele recusa-se a matar o inimigo porque descobriu que todos podem mudar para o melhor com as mudanças de lado do Tenshinhan e Piccolo, dando então uma segunda oportunidade ao antagonista.

Spoiler:

Penso que em Namek foi onde se verificou a maior e melhor evolução nesta personagem. Após recuperar da derrota para o capitão da Ginyu Toukusentai, o protagonista depara-se com o tirano Freeza prestes a matar Vegeta. Enquanto morre, o orgulhoso príncipe Saiyajin liberta umas lágrimas enquanto suplica ao Saiyajin de classe baixa que mate Freeza em nome de todos os Saiyajins que morreram à sua mão. Com a morte do Vegeta, dá-se uma das mais importantes evoluções da personagem. Ele finalmente aceita o seu passado e luta, pela primeira vez, não como terrestre, mas sim como Saiyajin.

Spoiler:

E finalmente dá-se o combate tão esperado entre Son Goku e Freeza. Para vingar toda a população Namek e Saiyajin, Goku dá tudo o que tem para derrotar o tirano, chegando inclusive a utilizar o proibido Kaioken x20 e, mais tarde, a Genkidama. Mesmo assim, tudo parecia inútil pois Freeza continuava vivo após todos os seus ataques. E foi então com a segunda morte do seu melhor amigo Krillin que o Goku foi novamente apoderado de raiva.

Spoiler:

Estabelece-se então um paralelo com a saga Piccolo Daimao na parte 1 do manga. Mas, enquanto que aí o Goku não conseguiu controlar a sua raiva, nesta saga dá-se talvez a maior mudança e a melhor evolução da personagem. Apesar de dizer constantemente durante o combate que o ia matar, demonstrando a arrogância que falei no início da análise (se bem, que isso pode ser atribuído ao estado de Super Saiyajin), o Saiyajin consegue-se acalmar e dá-lhe duas chances de sobrevivência.

Spoiler:

O antigo Goku que massacrou centenas de soldados da RRA e matou o Piccolo Daimao por vingança nunca teria esta atitude. E isto porque, no fundo, o Goku pensava que o Freeza ainda poderia mudar, tal como o Tenshinhan, Piccolo e Vegeta tinham feito até aí. Mas foi ultimamente quando o Freeza o atacou que demonstrou que estava corrompido até ao núcleo e que não havia chance de redenção.

Spoiler:

A saga Freeza é bela por muitas razões. Mas esta página aqui em cima é talvez a maior de todas. Quando o Goku destrói o ataque do Freeza e pensa que o mata, ele treme e fica ali parado, com um ar miserável na sua cara. Ele conseguiu controlar a quase imparável raiva que veio com a transformação de Super Saiyajin e nunca perdeu muito de quem era no interior. Mesmo com o que o tirano tinha feito, o Goku ainda desejava poupar-lhe a vida e esperava que ele mudasse para o melhor, tal como muitos dos seus amigos o tinham feito até aquele ponto. O capítulo 327, onde isto se passa, é capaz de ser um dos meus favoritos em todo o manga.



Com a chegada da saga Cell, não houve muita evolução na personagem do Goku no início. Apenas somos mostrados durante os 10 dias até aos Cell Games, que ele desenvolveu sentimentos pelo seu filho e pela sua mulher e que o casamento não continuava em pé apenas pela bondade do seu coração apenas. Que ele verdadeiramente amava a sua família.

E depois chegam os Cell Games. Aqui é onde muitas pessoas começam a apontar o dedo ao Goku, dizendo que ele é um mau pai. Eu não vejo isso dessa forma. Ele sabia da força do seu próprio filho e, sabendo que todos iam acabar por morrer, preferiu deixar o seu filho ser magoado pelo Cell e ter uma chance de poder ganhar, do que não deixar o Gohan combater e deixar o Cell matar milhões. Ele não tinha hipótese. E mesmo assim, ele deixou o seu plano para último, combatendo com o Cell primeiro, para tentar evitar que o Gohan combatesse.

Mesmo assim, denota-se depois uma enorme evolução na personagem. O Goku é invadido por um conflito interior. Ele acaba por pensar “Será que o que estou a fazer é o correto?” e quando ultimamente pensa que o seu plano falha, ele é invadido pelo sentimento de culpa.

Spoiler:

Apesar da transformação do Gohan uns capítulos depois, o Cell riposta com um ataque de auto-destruição. Com o seu sacrifício e a sua decisão de ficar morto, o Goku estabelece que se sente culpado pelo sucedido e que o mundo seria um local melhor se continuasse morto. A culpa toma-lhe conta da consciência e julga que a sua decisão é, na verdade, para o melhor.

Spoiler:

Avançando para a saga Buu, não acho que o Goku tenha tido tanto desenvolvimento. Talvez, porque a sua personagem já estava estabelecida e não havia necessidade para tal. Antes disso, a saga Buu baseia-se nas percepções das outras personagens relativamente ao Goku. Em especial, do Vegeta, que finalmente confessa a sua admiração pelo seu eterno rival.

Mesmo assim, o Goku procura um sucessor, sabendo que ele não pode ficar na Terra para a proteger para sempre. Isto é evidente quando treina o Goten e o Trunks e é mais evidente ainda quando parte para treinar o Uub. Não se preocupem, no entanto, porque isto não significa que o Goku tenha abandonado a sua família. No especial do Neko Majin, o Goku visita a família todos os dias, significando que ele treina o Uub em sua casa, ou treina o Uub durante o dia e vem jantar e dormir a casa.

Enquanto miúdo, o Goku não tinha problemas em matar os seus inimigos. Enquanto o manga progrediu e ele cresceu, ele foi-se apercebendo da importância da morte. Há o facto que enquanto miúdo, ele viveu a maior parte do tempo sozinho na floresta, pensando que quando acidentalmente matou o seu avô, ele tinha-se transformado na bola de 4 estrelas. A sua política de não matar originou quando o Piccolo e o Tenshinhan se tornaram nos seus fiéis amigos. Foi quando ele se apercebeu que vilões como o Freeza e o Cell tinham o coração cheio de puro mal que ele se apercebeu que não havia forma de os fazer mudar para o melhor.

Talvez a minha percepção da personagem esteja errada. Talvez esteja a analisar em demasia, e ele não é tão complexo como fiz parecer. Talvez seja apenas uma personagem engraçada e simpática, simples, que não muda nada ou quase nada em 520 capítulos. Mas eu recuso-me a acreditar nisso. São por estes motivos que o Son Goku é, e sempre será, a minha personagem favorita em todos os animes e mangas que já vi e li.

2Review #3 - Son Goku Empty Re: Review #3 - Son Goku Sáb Jun 21, 2014 6:56 pm

Makaveli
Makaveli
Legendary
Legendary

Se havia alguém que podia ter feito uma análise ao Goku eras tu. Eras a pessoa certa e de certeza que mais ninguém conseguiria fazê-la com a qualidade que tu fizeste, isto porque mais ninguém gosta aqui no fórum gosta mais de Dragon Ball do que tu. E vê-se perfeitamente que escreveste a análise com o coração. Estás de parabéns, fizeste um bom trabalho.

De negativo posso apontar que foste um bocado repetitivo na forma como dizias que o Goku era de certa forma arrogante mas que no fundo era ainda o homem bondoso que nos habituou.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

.Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis.