Não meti nada de Monster, 20th Century Boys ou qualquer outro Seinen sem ser Trigun Maximum porque não conheço nenhum Seinen que tenha sagas/arcs. Não meti FMA também, porque não acho que FMA tenha sagas também.
1 - Freeza (Dragon Ball)
Inclui tudo desde o início da parte 2 de Dragon Ball até à 'morte' do Freeza e explosão do planeta Namek. Aqui temos Dragon Ball no seu melhor, melhores plot twists, melhores batalhas, melhores momentos, maior desenvolvimento de personagens, entre vários outros aspetos. É a melhor saga do meu manga favorito e isso é suficiente para a meter em primeiro lugar. Antes pensava que Dragon Ball devia ter terminado aqui, mas agora já não penso assim. Porquê? Por um motivo: o Vegeta, que não recebeu muito desenvolvimento nesta saga, mas sim nas futuras. De qualquer forma, a saga Freeza continua a ser a minha saga favorita e vai ser difícil mais alguma chegar a este patamar.
2 - Marineford (One Piece)
Começa em Sabaody e termina com o início do Timeskip, sendo a maior saga do manga inteiro. É a melhor saga de One Piece e é um dos grandes motivos que faz com que One Piece seja um manga tão apreciado em todo o mundo. É simplesmente a melhor saga que se baseia em guerra que já vi, Kishimoto e Kubo que aprendam com isso. Vários plot twists, vários momentos memoráveis e foi a primeira saga em One Piece que me trouxe uma lágrima ao olho.
3 - Kyoto (Rurouni Kenshin)
Foi aqui onde Rurouni Kenshin atingiu o seu auge. RK é famoso pelas suas batalhas com espadas, mas foi aqui que o autor levou tudo até ao próximo nível, com as melhores batalhas do manga inteiro, com grande desenvolvimento tanto para o Kenshin como para o Sano, as minhas duas personagens favoritas, e com um dos melhores vilões que já vi em Anime/Manga. Excelente.
4 - Greed Island (Hunter x Hunter)
Não é necessariamente a melhor saga de Hunter x Hunter. Aliás, eu até acho que esta saga é muitas vezes esquecidas por causa da anterior e da posterior. Contudo, continua a ser a minha favorita de HxH. Simplesmente porque o conceito de entrar num jogo é criativo, para a altura em que saiu. Sim, existem animes puramente baseados em personagens a entrar em jogos, contudo, não me lembro de um manga que começasse como um shounen de luta como DB, OP, etc, e depois tivesse uma saga tão criativa como esta. Além disso, focou-se mais no desenvolvimento do poder do Gon e ele finalmente ganhou uma luta. Não teve o melhor vilão do manga, longe disse, mas foi decente, bom para o seu propósito.
5 - Soul Society (Bleach)
A primeira grande saga de Bleach e também a melhor. Quando esta terminou, Bleach começou sempre a descer em qualidade, primeiro lentamente e depois a pique. Talvez porque esta saga elevou a qualidade tanto que depois os fãs ficaram desiludidos com as que vieram a seguir. Teve grandes batalhas como o Kenpachi vs Ichigo e Ichigo vs Byakuya, um plot twist excelente (que infelizmente foi mal aproveitado), apresentou a minha personagem favorita do manga (Gin) e foi a única saga em todo o Bleach que conseguiu aproveitar devidamente todas as personagens relevantes.
6 - Artificial Human (Dragon Ball)
A saga mais complexa de Dragon Ball em termos de história, com as várias linhas temporais diferentes. Tivemos um grande vilão também, o Cell, apesar de não gostar muito das duas primeiras formas dele, tanto em termos de design como personalidade. Gostei bastante do protagonismo ter sido dado ao Gohan e isto traduziu-se depois no melhor momento de todo o Dragon Ball, a sua transformação, e a própria personagem do Gohan teve uma grande evolução em termos de personalidade nos últimos capítulos.
7 - Enies Lobby (One Piece)
A primeira excelente, magnífica, masterpiece saga de One Piece. Teve a melhor batalha do manga inteiro (Luffy vs Lucci), momentos extremamente memoráveis como a despedida do Usopp. Teve alguns momentos overrated mas que continuo a achar que são muito bons. Além disso, todas as personagens foram excelentemente aproveitadas nas batalhas (bem, isso já é normal em One Piece).
8 - Livio (Trigun Maximum)
Tanto o Vash como o Wolfwood receberam grande desenvolvimento, e fomos introduzidos a uma excelente personagem: o Livio. E depois esta saga também teve um dos melhores momentos que já li, pqp, quase que chorei ao ler aquilo, acho mesmo que até me veio uma lágrima ao olho. Só está tão baixo porque lembro-me que algumas das batalhas duravam mais tempo do que deviam (o que é raro em Trigun, devido à OPness do Vash).
9 - Chuunin Shiken (Naruto)
Esta, na minha opinião, é a melhor saga de Naruto. A Invasão do Pain também é uma muito boa, mas acho o final terrível, por isso esta fica por cima. Fomos introduzidos a grandes personagens como o Gaara, Lee, Gai, entre outros, que depois foram arruinados no Shippuden (*cough*) e tivemos grandes batalhas (Lee vs Gaara, Naruto vs Gaara) e momentos bastante memoráveis, quase todos do combate do Goku e Ve- I mean, do Naruto e Sasuke no Vale do Fim. Good stuff.
10 - Cooking Festival (Toriko)
A melhor saga de Toriko. Foi há pouco tempo, mas foi apenas nesta saga que achei que Toriko chegou a um patamar acima de muitos outros mangas. Grandes combates, o mangaka conseguiu utilizar todas as personagens e deu-lhes bons momentos, bons poderes para as lutas. Também fomos apresentados a uma das minhas personagens de Toriko: o Buranchi. Tivemos a melhor batalha do manga até agora (Ichiryuu vs Midora) e um pacing excelente (tal como a totalidade de Toriko).