Concordo com o que foi dito acima (Incluindo o facto de achar que já tinhamos este tópico, até porque me lembro de ter discutido isto, mas se calhar fi-lo noutro forum).
Mesmo assim queria acrescentar mais um ponto. A obra deve realizar o que se espera dela. O que quero dizer com isto?
Bem, para dar um exemplo vou usar Love Hina e Beelzebub, duas das minhas mangas favoritas.
Se formos comparar Love Hina com... por exemplo... Monster, a história de Monster tem um enredo muito mais complexo e completo, e as personagens são muito mais e mais realistas. Obviamente Monster é uma manga muito superior a Love Hina, certo?
Errado.
Love Hina é uma história que não necessita de um mundo complexo nem de personagens realistas, é uma história que foi feita para ser simples, fazer-nos rir e gostar das personagens e contar uma boa história de amor, e faz isso tudo (apesar de ter uma ou outra falha). Love Hina, em termos do seu genero, é dos melhores, se não o melhor manga que há. Muitos outros foram inspirados pela obra, então não terá a obra tanta qualidade como Monster, apesar de em sitios diferentes?
Já Beelzebub vejo muita gente a dissima-lo porque as batalhas não se comparam ás de outros mangas do mesmo genero, falhando o ponto que Beelzebub não é suposto ser uma battle manga puro. As batalhas (pelo menos ao inicio) estam no manga para nos rir-mos da força ridicula da personagem principal. Beelzebub é construido todo para nos fazer rir, ponto. Então porque raio será uma obra inferior a Naruto ou Bleach, com base apenas nas batalhas?
Aliás, lembro-me do senhor Akira dizer que não se achava bom a construir histórias. E honestamente até concordo até certo ponto. O ponto forte de Dragon Ball nunca foi e nunca será a história, mas sim as batalhas e as personagens. Em termos de história perde muito facilmente para One Piece ou FullMetal Alchemist. Talvez até mesmo contra Naruto, que tem uma narrativa muito mais focada na minha opinião. Mas eu nunca metiria Dragon Ball debaixo de Naruto, porque no geral até é uma obra melhor, ela sabe o que tem de bom, e foca-se em trazer isso.