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1Guia do RPG Empty Guia do RPG Qua Jul 23, 2014 2:05 pm

Drizzy
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Guia do RPG


Se aqui vieste é porque pensas começar a jogar o nosso fantástico RPG, mas não sabes como começar. Aqui tens um guia onde te explicaremos as regras, como começar e mais alguns pormenores adicionais.

Para começar, isto é fundamental, o RPG baseia-se em artes marciais. As energias principais (o Ki, Chakra, etc do nosso RPG) são o Yin e o Yang. O Yin é utilizado para se reforçar ataques físicos enquanto que o Yang é manifestado na forma de esferas e raios de energia, e coisas do género.

O guia estará dividido em vários tópicos imperativos para a compreensão do nosso RPG:


  1. Como começar;
  2. Como e onde postar;
  3. Atributos;
  4. Técnicas;
  5. Transformações e Powerups;
  6. Batalhas;
  7. Pormenores adicionais;

2Guia do RPG Empty Re: Guia do RPG Qua Jul 23, 2014 2:13 pm

Drizzy
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1- Como Começar


Antes de começar a jogar, ou melhor, a escrever, tens de fazer uma importante escolha: a tua raça. Esta decisão é uma das mais difíceis da tua aventura, porque cada raça tem técnicas exclusivas diferentes, habilidades específicas e transformações características de cada uma, por isso, investiga bem antes de fazeres a tua escolha. Logo depois podes ou não escolher um clã. Esta escolha não é obrigatória, mas os clãs normalmente têm técnicas exclusivas, a escolha é tua. E não te preocupes, podes sempre criar mais do que uma personagem. Mas lembra-te que é o teu dever mantê-la activa, caso contrário será eliminada.

Agora, se queres começar o mais rápido possível, tens de seguir estes passos:


  1. Criar a ficha da tua personagem aqui, seguindo o template respetivo. Tenta escrever bem e aproveitar para aprofundares bem a tua biografia e história. ATENÇÃO: É neste tópico que vão estar todas as técnicas aprendidos, as armas que compras, os atributos da tua personagem, etc, por isso tenta manter o tópico sempre bem organizado e atualiza-o com frequência. Primeiro, carregas no botão de criar um novo tópico na Secção das Personagens. Depois, copias para lá o Template das Fichas. Por fim, completas a ficha com a informação da tua personagem.
  2. Agora só tens de esperar que um moderador do RPG aceite o teu perfil e assim já podes começar a criar a tua própria história!
  3. Depois do Moderador aprovar, é aconselhável "construíres" uma casa no local que começares. Para criares uma casa, basta criares um tópico no local onde queres habitar, por exemplo, se quiseres habitar em Byonin, crias lá um tópico da tua casa. Simples, não é? Não é obrigatório, por isso não te preocupes.


Com a tua personagem criada e com a tua casa pronta, já podes começar a jogar!

3Guia do RPG Empty Re: Guia do RPG Qua Jul 23, 2014 3:02 pm

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2- Como Postar


Isto será provavelmente uma das partes mais importantes do guia. Como postar.

Os teus posts são o que fazem a tua história, por isso quanto mais aprofundados estiverem melhor. Ao postar podes simplesmente fazer TUDO o que quiseres, desde que não vá contra as regras de conduta do fórum. Sim, podes explorar o Planeta, lutar contra outros membros e podes também fazer algumas missões, aprender técnicas ou treinar.


  1. Onde postar:


Antes de postar tens de saber onde queres postar. Existe uma grande variedade de sítios onde podes continuar a aventura, incluindo as florestas ou os desertos. Tu escolhes. Convém também descreveres o caminho até lá. E nada de posts de uma linha, mesmo sendo posts onde se reportam viagens ou algo do tipo, queremos ver um bocado de esforço.


  1. OverPower:


Aqui está uma coisa que não toleramos, quando postas, principalmente numa batalha: OverPower ou Godmodding, se preferirem. OverPower é um jogador abusar do poder, quer contra NPCs ou até Users. Um exemplo de OverPower seria:

Kenichi atirou-se na direção do seu adversário, lançou cinco socos sem o adversário se poder desviar. Este cai ao chão morto. Kenichi vence.

Obviamente que isto é apenas uma representação, mas, especialmente em combates contra users, tentem evitar posts deste tipo. É mais aceitável se forem muito superiores ao oponente, como é óbvio.

4Guia do RPG Empty Re: Guia do RPG Qua Jul 23, 2014 3:34 pm

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3 - Atributos

Os atributos são das coisas mais importantes do RPG. São os pequenos números que determinam o quão forte é a tua personagem. Existem seis: Força, Resistência, Velocidade, Poder Yin, Poder Yang, Mestria de Armas. Além destes, existem mais três que não são propriamente atributos, mas são mais a tua "reserva" de ataques: Yin, Yang e Stamina. A maioria é óbvio, mas vou explicar cada um na mesma:

Força: A força física da tua personagem. Quanto mais alto for, além de causar mais dano ao oponente, podes também parar ataques fracos com a tua mão
Resistência: A quantidade de ataques que a tua personagem pode receber. Quanto mais alto for, mais tempo a tua personagem aguenta de pé, e menos danos os ataques do adversário tem.
Velocidade: A velocidade da tua personagem apresenta-se através da capacidade desta se movimentar e de reagir a ataques. Quanto mais alta for, mais facilidade terás, obviamente.
Poder Yin: O poder dos teus ataques que gastem Yin.
Poder Yang: O poder dos teus ataques que gastem Yang.
Mestria de Armas: A facilidade que a tua personagem tem para manusear armas.

_________

Stamina: O teu "tanque" de ataques físicos.
Yin: O teu "tanque" de ataques que gastem Yin.
Yang: O teu "tanque" de ataques que gastem Yang.

Estes três sofrem alterações durante um combate. Imaginemos que tenhas 60 de Stamina e utilizas um ataque que gaste 5, ficas com 55. Enquanto que os atributos não sofrem alterações a não ser com a utilização de power-ups.

Podes aumentar os teus atributos através de treinos. Existem vários tipos de treinos diferentes, mas só podes fazer dois por mês. Quando fizeres um, posta-o aqui e espera pela aprovação de um moderador, para adicionares os atributos que ele te dará ao teu perfil.

5Guia do RPG Empty Re: Guia do RPG Qua Jul 23, 2014 5:31 pm

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4 - Técnicas


As técnicas serão uma das partes mais importantes de qualquer personagem, para além da sua personalidade, história e atributos. As técnicas são o que te vão permitir combater contra quem quiseres, serão até uma prova do teu poder.

1. Como Aprender:

Como já devem ter percebido, esta parte é essencial. Se não souberem aprender técnicas não irão arranjar forma de as possuir. A única forma de aprender técnicas é postar, ao postar teremos de descrever o nosso treino o mais aprofundado possível, com o máximo de detalhes. Depois de postares o treino, deves apresentar o teu treino no Tópico de Aprendizagem de Técnicas e esperar que o treino seja aprovado por um Moderador ou Administrador. Depois disso, podes atualizar a tua ficha com a tua técnica.

Aqui fica um pequeno exemplo do que não queremos:

Kenichi foi à floresta aprender o Yang Bakudan. Treinou muito e conseguiu, depois foi-se embora.

E agora um exemplo do que queremos:

Kenichi dirigiu-se em direção à floresta, com o objectivo de treinar e aprender algumas técnicas.

Quando finalmente chegou, treinou um pouco. Fez algumas flexões, deu uns pontapés e uns socos numas árvores e fartou-se. Decidiu treinar alguma técnica.

Que técnica hei-de aprender? - perguntou-se Kenichi.

Ele lembrou-se de uma técnica que vira o seu sensei fazer: o Yang Bakudan. Era uma técnica relativamente fácil.

Abriu a mão e começou a concentrar Yang nesta. De repente fez uma esfera! Porém, esta desapareceu poucos segundos depois, tinha que treinar mais um bocado.

Ele repetiu o mesmo, mas desta vez após lançar a esfera contra uma árvore, ela não explodia, simplesmente quebrava-se. Tinha de continuar a tentar.

O jovem abriu a mão novamente e percebeu que tinha que investir mais Yang na técnica. Criou uma esfera, lançou-a e esta explodiu com uma árvore! Tinha conseguido aprender!

Depois de aprender a técnica voltou para casa, bastante contente.

Obviamente isto é apenas um exemplo rápido, queremos muito mais detalhe e rigor, e queremos ver dificuldade na aprendizagem nas técnicas mais poderosas.


2. Tipos de Técnicas

Bem, neste RPG existem quatro tipos de técnicas principais, seguidos por uma variedade gigante de sub-tipos. Aqui ficam os tipos principais.


  1. Técnicas Básicas:

    O tipo principal. É composto por todas as técnicas básicas de Yin e Yang acessíveis a todas. Todas as técnicas nesta secção pertencem a este tipo. Em baixo estão alguns exemplos


Exemplos:

Yang Bakuhatsu: A forma mais simples do Yang. Uma pequena bola de energia que é atirada contra o oponente. Causa alguns danos, dependendo da concentração de Yang.
Atributos Necessários: 10 (Poder Yang)
Gastos: 1 - 5 (Yang)
Guia do RPG Giphy


Yin Yoroi: O Yin é utilizado para reforçar a defesa de utilizador, conseguindo aguentar golpes que antes não conseguia. Só resulta se o Poder do ataque for menor que a Resistância da defesa. (Resistência da defesa = gastos x Resistência).
Atributos Necessários: 15 (Poder Yin)
Gastos: 3 - 6 (Yin)
Guia do RPG 596Tekkai2

Estas técnicas têm poucas restrições de aprendizagem, por enquanto. Apenas necessitas de ter igual ou mais atributos que o pedido. Estas técnicas são imperativas para qualquer personagem, visto que são a partir destas que se podem criar variações, técnicas melhoradas, e etc.



  • Técnicas de Raça:

    Estas técnicas já são mais específicas, são únicas para cada raça. Ou seja qualquer técnica dentro de um tópico de uma raça é exclusiva a essa e as outras não podem aprendê-la de maneira nenhuma. Por exemplo, um Hitojichi não pode aprender o Tao, um humano não pode aprender o Obake, etc.


Exemplos:

Obake: Uma técnica supostamente simples para os Hitojichi. Esta técnica, herdada directamente dos Yokais, faz com que o seu corpo possa tornar-se no que quiser. Num objecto, animal ou até noutra pessoa. Apenas uma alma Yokai com mais de 100 anos consegue executar esta técnica. O utilizador só pode usar esta técnica com a transformação Yokai Katachi activa.
Atributos Necessários: 300 (Poder Yin + Poder Yang)
Gastos: 10 (Yin)
Guia do RPG Tumblr_mu45gwtrhC1svoygwo1_500

Yin & Yang Teishi: Alternativamente, com o mesmo degrau de experiência na manipulação de Yin e Yang, um lutador consegue impedir que outros o localizem, ao controlar o fluxo de Yin e/ou Yang. É impossível fazer isso, contudo, enquanto se prepara uma técnica.
Atributos Necessários: 300 (Poder Yin + Poder Yang)
Guia do RPG Killua_Zetsu



  • Técnicas de Clã:

    Estas técnicas já são mais específicas, são únicas para clã. Ou seja qualquer técnica dentro de um tópico de um clã é exclusiva a essa e as outras não podem aprendê-la. Contudo, cada clã tem um pergaminho de técnicas, e é possível roubar-se esse pergaminho de um membro para se poder aprender técnicas de clãs diferentes. Mas o post do roubo terá que ser muito bem detalhado, e caso alguém o faça de uma maneira má, os moderadores irão de certeza intervir.


Alguns exemplos:

Shoku Kyu: Keri: Um simples pontapé rotativo com bastante força É uma boa técnica para principiantes e forte o suficiente para lançar alguém a voar vários metros numa direção. Pode ser reforçada com Yin para aumentar a sua força
Atributos Necessários: 25 (Força)
Gastos: 1 - 5 (Stamina)
Guia do RPG Th_RockLee

Chiyu Kyu: Iyashinote: A técnica mais básica do Clã Chiyu. Ao concentrar Yin na sua mão o utilizador faz contacto com a ferida do alvo e cura-a devagar, visto que o seu Yin começa a actuar como regenerador de células.
Atributos Necessários: 75 (Poder Yin)
Gastos: 1 - 10
Guia do RPG 8528887_orig


  • Técnicas Personalizadas:

    Estas, segundo a opinião de muitos, são das melhores, estas técnicas são as únicas que são completamente e totalmente únicas. Mais nenhuma pessoa sem seres tu poderá ser igual. Porquê? Simples, porque és tu que a crias. Desde o nome, descrição, imagem e gastos. Podes criar uma técnica baseada no que quiseres, desde que faça sentido, por exemplo, caso não tenhas nenhum poder associado ao fogo, é descabido teres uma técnica em que crias uma bola de fogo. Percebes? Bem, acho que é tudo. Já agora, um pequeno exemplo:


Densetsu Iaidou: O Usuário pega na sua espada e passa pelo oponente a uma velocidade estrondosa, fazendo um corte no oponente, geralmente no peito. Só alguns instantes depois é que os danos aparecem.
Stamina - 4 - 6
Guia do RPG Narukami


O processo de criação é fácil. Segues o template de técnicas que está abaixo:


Código:
[b]Nome da Técnica:[/b] Descrição.
[b]Atributos Necessários:[/b] x
[b]Gastos:[/b] x
[img(180px,110px)]Imagem[/img]


6Guia do RPG Empty Re: Guia do RPG Qua Jul 23, 2014 8:07 pm

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5 - Transformações e Power-Ups


As transformações são das formas mais conhecidas de qualquer personagem aumentar o seu poder. Como já deves ter percebido, as transformações são uma parte importante do RPG. Contudo, todos os membros do RPG apenas terão uma transformação em todo o RPG, sendo esta permanente. Esta transformação é característica a cada raça. No caso dos humanos, seria obviamente o Tao.

Além disso, existem Power-Ups. A maior diferença em relação às transformações é que os power-ups são temporários. Pensem no Kaioken de Dragon Ball, como um exemplo. Os power-ups permitem-vos receber um aumento temporário de atributos ao custo de Stamina, Yin e/ou Yang. Não podem ter mais que um power-up ativo ao mesmo tempo.

1. Como Alcançar Transformações:

O que é importante saber é que aprender uma Transformação não até tão simples como aprender uma técnica. Ao contrário das técnicas, as transformações podem até demorar múltiplos posts a aprender. É necessário um post extenso, ou vários, com uma escrita rigorosa. O mesmo para os power-ups.

2. Power-Ups Personalizados:

Contudo, como muitos dos clãs acabam por ficar em desvantagem por não terem Power-Ups, decidimos permiti a criação de power-ups personalizados. Isto, para que nenhum dos Membros fique em desvantagem. Sendo assim, as Transformações estão divididas em dois tipos. Se quiserem criar um power-up, postem-no no Tópico de Criação de Técnicas e Power-Ups, esperem pela aprovação de um moderador, depois aprendam-na e postem no Tópico de Aprendizagem de Técnicas. Se fizerem isso tudo, e forem aceites por um moderador, podem meter o power-up no vosso perfil.

O processo de criação é simples, primeiro, segues o template de power-ups abaixo.

Código:
[b]Nome do Power-up:[/b] Descrição da transformação onde para além de descrição do funcionamento do power-up, estarão os atributos ganhos.
[b]Atributos Necessários:[/b]
[b]Gastos:[/b]
[center][img(180px,110px)]Imagem[/img][/center]

7Guia do RPG Empty Re: Guia do RPG Qua Jul 23, 2014 8:41 pm

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6 - Batalhas

Vais passar a maior parte da tua aventura a fazer batalhas. Também não devias esperar outra coisa: quer seja contra NPCs ou membros, terás que fazer treinos se quiseres aumentar o poder da tua personagem, por isso as batalhas vão ser algo frequente. E é aqui que não vamos querer ver o tal Godmodding que falamos no passado. Começando esta parte do guia, existem dois tipos de batalhas.


1. Batalhas contra membros:

Conta membros, não queremos ver muito Godmodding. Além disso, tentem ter em atenção aos gastos da vossa personagem. Falarei do sistema de combate, visto que isto é uma coisa importante. Primeiro vou apresentar duas personagens completamente diferentes.

Kenichi
Força: 50
Resistência: 50
Velocidade: 50
Poder Yin: 50
Poder Yang: 50
Mestria de Armas: 50

Goenji
Força: 25
Resistência: 25
Velocidade: 25
Poder Yin: 25
Poder Yang: 25
Mestria de Armas: 25

Agora irei apresentar uma situação de combate, para se poder falar do sistema de combate.

Goenji segue em direção a Kenichi e lança uma esfera de energia que gasta 5 de Yang.

Kenichi tem várias opções: desviar-se, levar com o ataque, contra atacar com outro ataque. Vamos pegar na primeira. O nosso sistema de combate dita que para o Kenichi se poder desviar, a velocidade de defesa dele terá que ser superior à velocidade de ataque de Goenji. Como é que nós calculámos isso? É fácil. Imaginemos que Kenichi se desvia com um ataque que gaste 2 de Stamina.

Velocidade de Defesa: Gastos da técnica de desvio x velocidade de Kenichi
Velocidade de Ataque: Gastos da técnica de ataque x velocidade de Goenji

A velocidade de Kenichi seria então 2 x 50 = 100, enquanto que a velocidade de Goenji seria 5 x 25 = 125. Ou seja, Kenichi para se desviar com a técnica que utilizara, teria que ter pelo menos 125 de velocidade. Contudo, caso se tentasse desviar com uma técnica que gastasse 3 de Stamina, já seria 3 x 50 = 150, e teria velocidade suficiente para escapar o ataque.

A fórmula acima pode ser utilizada para tudo. Imaginemos que Kenichi, em vez de se desviar, queria contra-atacar o ataque com a sua própria esfera de energia. Gasta 5 de Yang a formá-la. Então, o poder de Kenichi calcularia-se através da seguinte fórmula: gastos x poder Yang, ou seja, 5 x 50 = 250. Sendo o poder do ataque de Goenji 125, o ataque de Kenichi facilmente venceria o confronto e atingia Goenji com 125 de poder, algo que causaria grande dano, visto que Goenji apenas tem 25 de resistência.


1. Batalhas contra NPCs:

Aqui já seremos mais ligeiros. Já não há tanto rigor relativamente aos cálculos, até podem não usá-los em alguns casos. O mesmo para os gastos, em muitas batalhas podem optar para não os meterem. Contudo, caso estejam a ser muito overpowered, o vosso post poderá ser apagado, ou podemos pedir para o editarem.


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