Bleach não é melhor que Naruto. Para isso vou avaliar e comparar ambas em alguns temas.
Arte: Naruto > Bleach
Em termos de arte, é difícil. Naruto começou bem. Com uma arte razoável em momentos normais e a superar-se nos momentos mais intensos. Eu adorava a arte, puxava-nos mesmo para dentro.
- Spoiler:
Para além disso, era e continua a ser uma arte fácil de compreender. Os pormenores são bem executados e assim as lutas tornam-se muito mais perceptiveis e os backgrounds parecem muito mais trabalhados.
- Spoiler:
Na minha opinião. A única parte onde pecava era nas expressões faciais. Nunca eram muito intensas e por vezes ficavam até um pouco derp nos momentos de menos atenção. De qualquer das maneiras, Naruto tem uma arte razoável em termos normais, com pormenores trabalhados como deve ser e lutas perceptiveis. E, quando necessário, consegue surpreender elevando o seu nível de qualidade.
Contudo, na segunda parte. A arte no geral piorou um pouco. Pareceu que o Kishi empenhou-se menos mesmo naqueles supostos momentos mais intensos. Contudo, voltou a melhor no final. Com grandes batalhas bem trabalhadas e pormenores excelentes.
- Spoiler:
Bleach é diferente. É um Manga que começou com uma arte razoável (da qual eu apreciava bastante). Os backgrounds eram aceitáveis e havia um bom equilíbrio.
Depois, ocorreu um salto. Bleach alterou a sua arte por completo, tornando-se bastante realista principalmente em relaçao às personagens e expressões faciais. A atenção do Kubo nos backgrounds foi transferida para as personagens assim. Na minha opinião isto causou alguns desequilibrios. As personagens estão excelentes, sem dúvida. Com expressões faciais perfeitas. Contudo, a falta de atenção no background e no resto, dificulta o acompanhamento de batalhas e outros momentos.
E, ao longo do tempo deu para perceber outra falha na arte do Kubo. A repetição em termos faciais. Na minha opinião as caras de Bleach são todas bastante semelhantes, tirando o cabelo e algumas características únicas.
Resumindo, na minha opinião, em arte, Bleach > Naruto em termos de expressões faciais, Naruto >> Bleach em termos de background, Naruto >> em termos de lutas e Naruto > Bleach no geral.
Personagens: Bleach = Naruto
Este tema já é diferente. Naruto consegue ter grandes personagens como o Kakashi, Zabuza, Lee etc. Contudo, são poucas. E a minha pergunta é: com tantas personagens como é que o número de qualidade é tão baixo? É simples. O Kishimoto não sabe aproveitar personagens. Dá-lhes um ou dois momentos épicos quando são introduzidas (Gaara, Shikamara, Neji no CS, Madara nas lendas, Deidara no inicio da Akatsuki, Orochimaru no Naruto Original) e depois perdem rapidamente a piada ou são perdidas no rumo do Manga (Shikamaru raramente aparece, Neji nunca mais teve um momento decente desde a batalha contra os ninjas do Som, Madara mal apareceu piorou, Deidara foi exagerado na personalidade, Orochimaru perdeu destaque, etc). Assim as únicas personagem que acabam por ficar marcadas como boas personagens são as morreram depois de um bom momento (Asuma, Jiraiya, Minato, Zabuza), as que são boas personagens apenas pela personalidade, mesmo apesar de piorarem (Shikamaru, Rock Lee, etc) e as poucas que tem um storyline bastante influente e incrivelmente desenhado (Kakashi e Itachi, apenas).
Em relação a Bleach começo já por dizer que maior parte das personagens são OR. Personagens como Hitsugaya não são badasses nem o deveriam ser. Acho que o Kubo tenta sempre fazê-las mais badass do que o que deveriam ser. Por exemplo, houve um episódio recente em que ele meteu a Rukia com um suposto momento badass, o que não encaixa nada bem. O que salva Bleach é que desde a saga da SS que quase não apresenta novas personagens (sem contar com vilões) e o Kubo acaba sempre por utilizá-los a todos em cada saga, aproveitando-os bem.
Resumidamente, Naruto tem as melhores personagens mas Bleach tem mais boas. Por isso dou o empate.
Plot: Naruto > Bleach
O plot de Naruto não tem boa fama. Contudo, tem na minha opinião um enorme plot twist, ao qual Bleach nunca conseguiria rivalizar (Itachi) e consegue-nos trazer momentos enormes e algo inesperados como a morte do Haku, do Asuma, o Rock Lee a abrir as portões, a morte do Jiraiya e a do Itachi (que mais tarde tornou-se num enorme plot twist).
O plot de Bleach não é nada de especial, na minha opinião. Mantém-se simples, desde a Saga Arrancar, variando pouco desde ai. E quando varia é para pior, criando os fullbrings ou dizendo que o Ichigo é Quincy (para além de Shinigami e Hollow, já, lol). Não vou apontar muito mais. As sagas costumam ter o mesmo rumo. Os amigos do Ichi ajudam-no com os vilões secundários enquanto o ichigo trata do principal.
Anyway, não vou falar muito sobre o plot porque são Mangas extensas mas Naruto ganha. Apesar de descer em qualidade em algumas sagas, cada saga tem pelo menos um momento extremamente épico. Algo que não acontece em Bleach. Em que as duas primeiras sagas são excelentes e as seguintes perdem por completo o encanto. Enquanto Naruto, nunca acaba por desiludir por completo. Aliás, não há nenhuma saga de Bleach melhor que o Chuunin Shiken, Sasuke Retrieval e a Saga do Pain.
Enjoyment: Aqui vou falar mais sobre as batalhas de Naruto >>>>> Bleach
Na minha opinião. As batalhas de Bleach pouco variam. As vitórias são alcançadas de duas maneiras: o gajo resiste ao melhor ataque do vilão graças a willpower e depois surpreende-o com o seu melhor ataque. Ou: alcança uma nova transformação toda badass, ficando ao nível do vilão ou muuuuito mais forte. De resto as batalhas não passam de força bruta e mestria de espadas.
Em relação é Naruto é completamente diferente. Naruto tem uma enorme variedade de batalhas, sendo que as únicas batalhas que ficam iguais são as do Naruto vs Sasuke (em que mesmo assim houve uma batalha em que o Sasuke tava OP e derrotou-os a todos). De resto todas as batalhas trazem técnicas novas, tácticas excelentes (por parte de todas as personagens, quase) e tudo mais. E é por isso que naruto tem batalhas muito melhores.
- Spoiler: