A Estreia
Dia 25 de Maio, fazia anos, bem, fazia meus 19 anos para dizer a verdade, e era a idade certa para entrar num clube profissional, nunca pensei que fosse mesmo no dia de meu aniversário. Tinha já almoçado com os meus familiares e saí para ir jogar football no campo, cheguei lá e fiquei desiludido ao ver que estava vazio. Segurei a minha bola e comecei a dar toques e depois fazia alguns remates que saiam poderosos contra a baliza. Passavam-se minutos e ouço um carro chegar, eu não me importei e continuei a fazer remates.
Ouvi então a voz de meu Mister, ele chegou-se perto de mim acompanhado por um senhor, os dois sorriam para mim como se quisessem me dar os parabéns, sim, eu fazia anos, mas não era bem isso que eles queriam fazer. Os meus olhos brilharam quando ouvi dizer que me tinham chamado para treinar no SC Braga, aceitei sem pensar duas vezes e foram então marcadas os horários de treino.
Dias passaram e os treinos foram feitos, nos primeiros treinos isolava-me treinando sem falar com ninguém, mas passado alguns dias já começava a socializar com os restantes jogadores e a confiança aumentava.
Passaram-se 3 meses e o primeiro jogo da Liga Portuguesa foi marcado, primeiro jogo contra o FC Porto, eu duvidava ser seleccionado para um jogo importante como este, acabou o treino e o Mister pegou numa lista e começou a citar os nomes dos jogadores, a pressão aumentava à medida que ele ia a falar, começava com os guarda-redes, avançando para os defesas, médios e acabando em…EU?...Sim, fui seleccionado para um jogo tão importante como este, fiquei muito feliz e os meus olhos brilhavam de alegria. Acabou o treino e dirigi-me para casa, deitando-me cedo para estar pronto e dar o meu melhor no jogo.
Estava nervoso, o meu primeiro jogo num clube profissional e ainda por cima contra o FC Porto, vestia a minha camisola vermelha e branca com um enorme 99 nas costas, puxava as meias para cima cobrindo os joelhos e calçava minhas nike de uma cor preta e laranja, umas Hypervenon, comprei-as especialmente para este dia, o meu primeiro jogo.
Entrava em campo e ouvia os adeptos do Braga gritarem “Braga” e da outra bancada os adeptos do Porto gritando “Porto”. Estava meio nervoso e cada jogador estava nas suas posições, eu situava-me no meio do campo e ouço então o apito tocar, o meu coração começa a bater rapidamente e recebo logo a bola, recuando-a para os médios ofensivos e a nossa equipa começa a pressionar, subindo para o campo adversário.
Passavam-se alguns minutos e a equipa adversária possuía a bola avançando para o nosso campo, porém nesse lance recuperamos a bola, e num contra ataque, situava-me eu sozinho no meio do campo subindo também, passaram-me a bola e ainda tinha dois defesas pela frente, com velocidade ultrapassei-os puxei a bola para o pé direito rematando para o lado direito, a bola ainda bate na trave acabando por entrar aos 8 minutos de jogo. Os adeptos do Braga começaram a gritar “GOLOOOOO” e depois começaram a pronunciar o meu nome, ouvindo-se “Carvalho” pelo estádio todo.
Bola no meio campo, dois jogadores do Porto e o jogo iniciava-se novamente. O jogo decorria e mais situações ocorriam pelo jogo, sendo que aos 15 minutos remato contra a baliza e a bola passa mesmo rentinha ao poste e indo saindo pelas linhas de fundo. Aos 40 minutos Porto avança com a bola até ao nosso campo e quando está prestes a chegar é parado com um carrinho de Gonçalo Carvalho, que dá em falta, situava-me fora da barreira e ouve-se o apito, nisso o jogador do Porto remata com todas as forças contra a baliza, porém dá-se mal e a bola bate na barreira Bracarense dando continuidade ao jogo e ao fim de 5 minutos o árbitro apita dando a primeira parte por terminada.
Descansei por uns minutos e não houve alterações no plantel, a segunda parte inicia-se com a posse de bola dos Dragões. E então aos 52 minutos de jogo cria-se perigo contra os Azuis e Brancos, num 1 vs 1 entre Gonçalo e Helton, eu e ele frente a frente, ao ficar um pouco nervoso remato com toda a minha força, a bola parecia entrar, tinha ultrapassado o guarda-redes e ia em direcção à baliza, porém acerta na trave, até que um jogador do Porto alivia para longe.
Aos 83 minutos, o resultado parecia estar prestes a ser alterado, um jogador do Porto avançava pela área já ultrapassando três defesas do Braga e ficando frente a frente com o nosso guarda-redes, porém o remate sai torto e acaba por sair pela linha de fundo. Pensei naquele momento, quando observava de longe “Que desperdício, se fosse eu estava lá dentro”, começando-me a rir.
O jogo continuava e o jogo estava no fim, a bola estava em nossa posse, avançávamos em frente à baliza adversária, e quando estávamos quase a chegar perto da baliza, somos interrompidos, quando um jogador do Porto alivia a fora pelas linhas laterais dando o fim da partida.
Cai no chão de felicidade, primeiro jogo que participei e ainda por cima ganhamos, sendo o golo da vitória meu. O estádio estava ao rubro e gritavam o meu nome, após uns minutos saíram todos do campo e mal cheguei a casa, adormeci.